Santo André Lusitanos A aposta na formação de cavalos e cavaleiros são o nosso principal objectivo. São eles os continuadores, os artistas, os futuros embaixadores do Cavalo Lusitano. Descobrir talentos, investir nas suas carreiras é fundamental. Continuar com o trabalho de base dentro dos bons princípios clássicos do Lusitano, adaptar técnicas e movimentos á competição, optar pelo brilhantismo e correcção…e sobretudo zelar sempre pela segurança e entusiasmo do cavalo e cavaleiro.

Mensagem do presidente

Pretendo transmitir ao longo deste portal o enquadramento filosófico que vivi durante os anos da minha carreira, rodeado por cavaleiros e mestres, ponderados e de talento indiscutível. Uma geração, em que o gosto pela arte foi sinónimo de perfeição.

Hoje fala-se muito do cavalo feliz, o que não deixa de ser um conceito ambíguo. Acredito no cavalo voluntarioso, cavalo ligeiro, cavalo equilibrado e fino e na selecção. Para mim, esse conceito, só faz sentido com um cavaleiro nas mesmas condições e sobretudo a selecção do cavalo certo para determinada modalidade e para determinado cavaleiro. A selecção, é o principal e o fim em si.

O cavalo possui uma determinada natureza que se revela tanto nas mais pequenas reacções como nos Ares ou seja nas suas demonstrações de alegria mais efusivas. E sendo o treino bom (cavaleiro feliz) e o cavalo de saúde, entusiasmado e enérgico elas aparecem naturalmente, como manifestações genéticas incontornáveis. Esta é a parte do treino mais sedutora e subtil, acreditar que o Are surge espontaneamente e em sintonia com o cavaleiro.

É claro que nem sempre é assim. Somos humanos e às vezes não acreditamos e então forçamos o destino, o cavalo não gosta e o exercício sai forçado. Outras vezes o cavalo não é o ideal não tem energia suficiente ou o seu temperamento não é colaborador. Mantê-lo ”feliz” depende não só dos cuidados diários a ter com saúde, alimentação e treino mas sobretudo com a observação diária do seu estado geral, o que implica um conhecimento profundo de cada individuo. A simples comunicação do dia-a-dia dá-nos informações preciosas!